Farol

Farol
Cristo é o farol da nossa vida

domingo, 6 de novembro de 2011

Vocação e Projeto de Vida

VOCAÇÃO E PROJETO DE VIDA
Luiz Carlos Ramos – Catequista – bacharel em teologia
Fontes:
1. Sagrada Escritura
2. Missal dominical – Paulus (2º Domingo Comum – B)
3. Revista Missão Jovem – 0utubro 2003 – Pe. José Negri - PIME
O plano de Deus
  1 Sm 3,3b-10.19
  Todo homem pelo simples fato de estar no mundo, está em estado de “vocação”.
  Deus fala pessoalmente a cada um.
  Descobrir a própria vocação significa descobrir o plano de vida que tem Deus  para cada um de nós, porque a iniciativa é sempre dele.
  Salmo 39
  “Aqui estou, Senhor, para fazer a vossa vontade”
  1 Cor 6,13c-15ª.17-20
  Aprofundar a iniciativa proveniente do Deus vivo traz consigo todo um processo de interiorização e de descoberta progressiva das exigências espirituais e morais da própria vocação.
Toda vocação é serviço
  Vocação na bíblia: chamado de Deus, que está ligado a uma missão, a um serviço aos irmãos.
  A pessoa é alguém que colabora com Deus na realização do grande plano de salvação.
  O novo povo de Deus é chamado: ekklesia, que quer dizer exatamente a “convocada”, a “eleita”, a “chamada”.
  A frente do povo de convocados está Jesus.
  Vocação é a própria pessoa quando deve auto-realizar-se, isto é, construir sua identidade.
  Vocação é fidelidade a sí mesma, empenhando-se em realizar um projeto de vida conforme valores autênticos.
  Uma autêntica vocação, enfim, jamais afasta do mundo; permanece nele como uma força; implica uma dimensão de compromisso político.
Um projeto de vida (Pe. José Negri)
  Se Jesus é a única raiz de salvação, podemos também nós nos agarrarmos ao barco, como imagem do projeto de vida, para abrir um espaço para o Senhor, para acolher a sua presença na nossa vida , para receber dele aquela estabilidade do coração, necessária para a plenitude de vida.
Um projeto de vida é necessário para:
  Recordar: ajuda a sustentar a caminhada na fé (Dt 8,2).
  Unificar: ajudará a vencer a complexidade do entrelaçar-se de desejos contrastantes que me levam a Deus ou me afastam dele.
  Discernir: O Projeto de vida é o desejo de discernir a maneira com que o coração de Deus palpita na minha vida e a vontade de reconhecer o seu desejo na minha existência... “Que devo fazer Senhor?” (At 22,10), onde me levam os meus desejos? Onde quer a Tua mão paciente me conduzir?
Como escrever um projeto de Vida:
  Perguntar-se e colocar-se como objetivo: como viveu Jesus e sua realidade de oração?
  Como viveu o serviço?
  O relacionamento com a comunidade?
  A dimensão do testemunho?
  “Aprendei de mim” Mt 11,29)
  O Seguimento de Jesus, não exige a renúncia á própria identidade.
  A fé madura compreende seguir Jesus e aprender Dele, não significa só imitá-lo exteriormente, mas assumir o jeito de ser da vida dele, revivendo-o numa maneira nova e singular.
  O Seguimento de Jesus, não exige a renúncia á própria identidade.
  A fé madura compreende seguir Jesus e aprender Dele, não significa só imitá-lo exteriormente, mas assumir o jeito de ser da vida dele, revivendo-o numa maneira nova e singular.
Cinco itens para escrever o Projeto de Vida:
  Minha vida espiritual: Quais são as motivações que sustentam a minha participação na Missa? Com que frequencia participo?
      Quais são os objetivos que quero alcançar através da meditação da Palavra?
  Minha vida intelectual: Quantas horas por dia  quero me dedicar aos estudos? O que me proponho alcançar através dos estudos? Para aprender a dar e partilhar, me proponho a estudar em grupo com os colegas?
  Minha vida de relacionamento com os outros: Quais são os valores sobre os quais quero fundamentar uma amizade? Quais são as pessoas com quem quero me empenhar para amar mais?
  Minha vida vocacional: Quais são os sinais da existência de minha vocação? Como tenho correspondido a estes sinais que Deus me deu? Como posso crescer mais na minha vocação? O que atrapalha este crescimento?
  Minha vida de reconciliação: Com que frequencia me confesso? Quais as motivações profundas que me levam a procurar a confissão? Qual o meu defeito principal que quero, com a ajuda de Deus tirar da minha vida?
Um caminho a dois:
  Caminhar sozinho é sempre arriscado, porque a perspectiva é parcial, e o “inimigo” está sempre à espera para nos fazer  desviar do caminho certo.
  O guia espiritual me ajudará a entender quais são os pontos mais fracos da minha estrutura espiritual e sobre os quais será importante trabalhar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário